O Projeto EQUAL
O Projeto EQUAL – Agir para a Igualdade nas Escolas, do Programa de Intervenção Comunitária EQUAL, começou a ser desenvolvido desde Outubro de 2001 e dividiu-se em 3 fases ou Ações.
Em 2007-08 e 2008-09, foram constituídas parcerias para a 3.ª fase do projeto, direcionada para o desenvolvimento da metodologia “Agir para a Igualdade” nas Escolas e que visou a disseminação dos recursos técnico pedagógicos em algumas Escolas do Continente e Ilhas. Apesar de a nível Nacional e Europeu o projeto estar concluído, a Secretaria Regional da Educação e o Sindicato de Professores da Madeira decidiram manter a parceria, no sentido de continuar a promover a Igualdade de Oportunidades nas Escolas da Região Autónoma da Madeira.
Principais objetivos
- Formar novas mentalidades, introduzindo a análise de género, como conceito operatório, na ação pedagógica e no relacionamento social.
- Dotar os/as professores/as de instrumentos de apoio à intervenção pedagógica na área da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens, assim como proceder à respetiva sensibilização.
- Reforçar a criatividade e capacidade critica dos/as alunos/as.
Escolas Equal no ano letivo 2011/2012
- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de S. Roque
- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço
- Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos
- Escola Básica e Secundária D.ª Lucinda de Andrade
- Escola Básica e Secundária da Calheta
- Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
- Escola Secundária Jaime Moniz
Coordenação Regional
- Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos
- Drª. Mariana Bettencourt
- Escola Secundária Jaime Moniz (Des.Igual.Mente)
- Catarina Pires
- Elisa Seixas
- Liliana Guerra