Create4TheUN é uma competição europeia promovida pela Organização das Nações Unidas que, desde 2010, pretende premiar as melhores campanhas de sensibilização. Dando continuidade ao sucesso alcançado em 2010, a ONU lançou este ano o tema “
Não à violência contra as mulheres”.
Mais de 2.700 candidaturas de 40 países europeus foram submetidas a concurso.
O objetivo do concurso é sensibilizar as pessoas para um problema que afecta uma em cada três mulheres no mundo inteiro.
Cartazes vencedores
Três artistas (Dinamarca, Kosovo e França) venceram o concurso europeu.
O cartaz «Violence is not always visible» (em cima), da dinamarquesa Trine Sejthen, foi o vencedor do Prémio do Júri. A vencedora recebeu o prémio de 5.000 euros das mãos da rainha Sofia, em Madrid, no dia 24 de novembro.
«Words» (em cima, à esquerda), da francesa Raphaelle Moreau, foi o cartaz selecionado para o Prémio Juventude deste ano . Este prémio é reservado para concorrentes com menos de 25 anos. O cartaz «Treat me like a woman» (em cima, à direita), de Gjoke Gojani (Kosovo), foi o vencedor do Voto do Público. Mais de 120 mil pessoas votaram nos vários cartazes a concurso.
Outros cartazes finalistas
Um dos trabalhos que deu nas vistas foi a representação de Mona Lisa,
de Leonardo Da Vinci, com um olho negro, do português Luís Silva (em cima). Quatro portugueses (Leonor Rasteiro, Tiago Pinto Ferreira, João Geada e, claro, Luís Silva) ficaram entre os 30 finalistas do concurso.
Em cima, à esquerda, cartaz de Cédric Sorel (França).
À direita, cartaz de Monika Prus (Polónia).
Em cima, à esquerda, cartaz de Katarzyna Wasilewska (Polónia).
À direita, cartaz de João Geada (Portugal).
Em cima, à esquerda, cartaz de Amandine Verplaetse (Bélgica).
À direita, cartaz de Yves Karew (Grã-Bretanha)
Em cima, à esquerda, cartaz de Leonor Rasteiro (Portugal).
À direita, cartaz de Marco Ferrara (Itália).